Ser reconhecido como profissional da Unitec é um grande orgulho’, comemora presidente

TRÊS DE MAIO

Marcelino Colla, que atualmente está à frente da cooperativa, também integra o grupo de sócios-fundadores

Natural de Chopinzinho, no Paraná, o engenheiro agrônomo Marcelino Colla veio para o Noroeste gaúcho na década de 1990 para desenvolver sua carreira profissional. Com a criação da Unitec, em 1996, ajudou a trazer a semente do cooperativismo na área de prestação de serviços e fixou raízes em Três de Maio, onde reside até hoje.

Ele, que preside a cooperativa, integra o grupo de sócios-fundadores e tem muitas histórias nesta caminhada de 25 anos junto à Unitec. Um dos fatos mais marcantes na época, segundo ele, foi a esposa, Janice, estar grávida do primeiro filho do casal.

“Naquele momento eu estava gerente da Cotrimaio em Doutor Maurício Cardoso. Ao mesmo tempo que a família iria aumentar, saíamos da vida de empregado para sermos autônomos. De certa forma tínhamos segurança do ganho mensal e estávamos partindo para uma incerteza. Este receio foi normal na época no grupo dos fundadores”, relembra.

Colla também destaca que o grupo de sócios-fundadores sempre foi muito coeso e unido, com o mesmo objetivo de possibilitar trabalho e renda para todos. “Assim como foi desde o início, o quadro social se soma e se complementa. Por isso, integrar este grupo, sem dúvida, é motivo de satisfação. Ser reconhecido como profissional da Unitec é um grande orgulho, assim como estar em uma ideia associativa e cooperativa na qual defendo.”

Atual presidente da cooperativa, cargo que exerce por 18 anos, o engenheiro agrônomo afirma que foi na Unitec que construiu praticamente toda sua vida profissional. “A oportunidade que se abriu, em função de ser terceirizado, possibilitou que cada cooperado pudesse buscar seu trabalho e preferências, e isso foi e é muito interessante”, acrescenta.

Hoje Colla atua como instrutor, consultor e realiza projetos de custeio e investimento. “Esta diversidade de atividades que a cooperativa nos proporciona é um dos pontos fortes.”

Ao finalizar, o presidente ressalta o sentimento de alegria ao ver e acompanhar a Unitec crescer e se reinventar enquanto sistema de trabalho. “Nossa cooperativa chega aos 25 anos consolidada, sendo referência em todo o Estado e também fora dele. Os 167 associados, das mais diversas áreas, levam o trabalho de excelência, com a marca Unitec, onde quer que estejam.”

Compartilhe: