Lançamento do programa ocorreu em Porto Vera Cruz. Crédito: Takaki Fotos/ MEA.
Programa itinerante realizado pelo Memorial da Evolução Agrícola em parceria com o Centro Cultural Jorge Logemann estará no município a partir desta quinta-feira (20) e segue até 28 de julho com atividades gratuitas para a comunidade.
O MEA – Memorial da Evolução Agrícola, localizado em Horizontina, está promovendo uma série de atividades culturais por municípios da região Noroeste. Trata-se do Deslocamentos MEA, um programa itinerante que conta exposição de Arte, acervo histórico do Centro Cultural Jorge Logemann e oficinas de capacitação sobre cultura, memória coletiva e o patrimônio cultural local.
“O nosso objetivo é celebrar a memória e as transformações sociais, estimular reflexões críticas sobre o papel das tecnologias, do patrimônio cultural e das práticas educativas na construção de uma sociedade consciente, inclusiva e sustentável”, pondera Karina Muniz Viana, diretora do MEA.
A exposição, que tem curadoria de Estevão da Fontoura (artista multimídia, doutorando em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor de Arte no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Osório), integra-se à rotina de cada município, trazendo uma reflexão sobre as transformações e os movimentos da cultura e a troca de experiências entre as pessoas.
A exposição estará disponível a partir desta quinta-feira (20) e ficará na Companhia Arte Criativa (Av. Dr. Oswaldo Teixeira, 1750) até o dia 28 de julho. O horário para visitação é de terça a sexta-feira das 8h30 às 11h e das 14h às 17h. No sábado o funcionamento é das 14h às 19h.
Já o Fórum Setorial MEA, que concentra as oficinas de capacitação, será no dia 21 de junho, proporcionando atividades práticas e teóricas envolvendo os temas do patrimônio cultural e memória coletiva. Essa é uma oportunidade para o diálogo e a troca de conhecimentos entre profissionais da cultura, pesquisadores, educadores e a comunidade local.
Todas as atividades são gratuitas, de classificação livre, ou seja, todos estão convidados a participar, e a inscrição pode ser feita diretamente no local.
Confira a programação completa
19 de junho (quarta-feira)
Formação Mediação Cultural “Deslocamentos MEA” com Estevão da Fontoura
Hora: 9h às 11h
Local: Companhia Arte Criativa (Av.Dr.Oswaldo Teixeira, 1750)
Público: educadores, professores, profissionais da cultura e turismo, servidores públicos e demais interessados em cultura, memória e educação.
Vagas: 20 participantes
20 de junho (quinta-feira)
Inauguração “Deslocamentos MEA”
Data: 20 de junho
Hora: 18h30min
Local: Companhia Arte Criativa (Av.Dr.Oswaldo Teixeira, 1750)
Público: professores, profissionais da cultura e turismo, público interessado em cultura, história e educação.
21 de junho, sexta-feira
Fórum Setorial MEA – Tucunduva
Público: estudantes, professores, profissionais da cultura e turismo, público interessado em cultura, história e educação.
Das 9h às 11h
Oficina Escrever, poesias de um corpo com Daiana Hartmann
Local: Companhia Arte Criativa (Av. Dr. Oswaldo Teixeira, 1750)
Inventário participativo para a preservação do patrimônio cultural com Aline Regiane de Jesus Mota
Local: Prefeitura Municipal de Tucunduva (Rua Santa Rosa, 520, 2ºpiso – SMEC)
Legislação do campo da museologia e do patrimônio cultural com Amanda Keiko Higashi
Local: Biblioteca Municipal de Tucunduva (Rua Santa Rosa, 520)
Diálogos experimentais: Arte e rádio FM com Estevão da Fontoura
Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves
Das 14h às 16h
Oficina Escrever, poesias de um corpo com Daiana Hartmann
Companhia Arte Criativa (Av. Dr. Oswaldo Teixeira, 1750)
Organização de Reserva técnica e conservação de acervos com Aline Regiane de Jesus Mota
Prefeitura Municipal de Tucunduva (Rua Santa Rosa, 220, 2ºpiso – SMEC)
Preservação de fundos e coleções documentais como patrimônio cultural com Amanda Keiko Higashi
Biblioteca Municipal de Tucunduva (Rua Santa Rosa, 220)
Diálogos experimentais: Arte e rádio FM com Estevão da Fontoura
Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel
Sobre o MEA
O MEA – Memorial da Evolução Agrícola é um complexo de arte, cultura, educação, meio ambiente, esporte e lazer localizado em Horizontina, no Noroeste do Rio Grande do Sul. De forma tecnológica e imersiva, o Memorial conta a história da agricultura no País através de uma perspectiva humanizada, com o objetivo de provocar, trocar e produzir conhecimento em prol da sociedade e da diversidade cultural brasileira. Além do espaço da exposição de longa duração e das oficinas culturais, o complexo conta com quadras esportivas, academia a céu aberto, café, salas multiuso, playground, loja, espaço para feira ao ar livre, unidade do Senai e Centro de Inovação John Deere Brasil, tornando-se um ambiente de convivência, cultura e educação. Idealizado pelo Instituto John Deere e viabilizado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura, conta com a John Deere Brasil e a SLC Agrícola entre seus patrocinadores e outros grandes doadores. O apoio é da FAHOR – Faculdade de Horizontina e da Prefeitura Municipal de Horizontina. O projeto de arquitetura do complexo foi desenvolvido pela Liberali Arquitetura e o projeto museográfico é assinado pela Straub Design.