Sicredi apresenta ações de sustentabilidade na Semana do Meio Ambiente

Ação envolveu Interact Club Horizontina e empresa Energy4All

Uma iniciativa do clube de serviços Interact de Horizontina, levou estudantes das Escolas Albino Fantin, CFJL, Monteiro Lobato e Carlos Gomes até a Energy4All onde junto com o Sicredi, aprenderam mais sobre energias renováveis e cooperativismo, marcando o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

A parceria entre a Energy4All e Sicredi rendeu aprendizados e experiências práticas, já que ambas desenvolvem ações e produtos sustentáveis nas suas práticas diárias. Os estudantes que participaram dos encontros aprenderam sobre as ações de voluntariado desenvolvidas pelo Interact e Rotary de Horizontina, e conheceram mais sobre as energias renováveis, com destaque para a energia solar, a mais utilizada na nossa região.   

O gerente da agência Urbana, Cléber Zingler e a assistente de negócios PJ, Marta Roos apresentaram as ações de sustentabilidade do Sicredi, que busca operar de maneira sustentável e promover transformações positivas nas localidades onde está presente, contribuindo de diferentes formas.

Em relação às ações ambientais, todas as agências e Sede da Cooperativa possuem placas solares, os processos digitais contribuem para a diminuição de papéis e impressões e uma das últimas iniciativas foi a aquisição de dois veículos elétricos, para experienciar este uso nas agências de Horizontina e na Sede em Três de Maio.

Após as apresentações, os estudantes conheceram na prática a transformação de energia solar em energia elétrica e os diferenciais de um carro elétrico, no modelo BYD Dolphin, que é o modelo usado pela Cooperativa, conhecendo seu funcionamento, características e alguns aproveitaram para dar uma volta na carona do veículo elétrico.

Este veículo traz vantagens como utilizar a energia elétrica, sendo carregado em pontos com energia solar, bateria tipo Blade, é feita de fosfato de ferro-lítio (LFP), um dos dois tipos de baterias de íons de lítio, que dispensa o uso de níquel, cobalto e manganês (baterias do tipo NMC). Ela é considerada mais segura pois não libera oxigênio durante a fuga térmica, e mais eficiente.

O Dolphin também usa a e-Platform 3.0, especialmente desenvolvida pela BYD para veículos puramente elétricos. A plataforma busca melhorar a segurança e a autonomia, bem como garantir uma experiência de condução inteligente, criando um veículo mais eficiente e seguro.

Compartilhe: