O mês de abril encerra com 40 famílias em acompanhamento pelo Conselho Tutelar de Horizontina. Foram 29 atendimentos presencial na sede do Conselho e 109 visitas domiciliares. Foram recebidas 5 denúncias que foram imediatamente averiguadas, estando uma em acompanhamento e 4 não averiguadas e não constatadas.
Foram três reuniões em rede com escolas e demais instituições para prevenção acerca dos deveres e prevenção da violação de direitos, com 3 reuniões de equipes e 2 chamadas para atendimento individual de escolas ou entidades.
Com relação a alunos infrequentes na escola foram 13 registros e acompanhamentos de atendimentos junto ao CRAS (1) e CREAS (3)
Nos atendimentos do CT ainda, 1 encaminhamento para saúde básica, 2 para a Saúde Mental, 34 ofícios encaminhamentos ao Ministério Público, duas assistências junto a DP, 7 no Poder Judiciário, 1 na Secretaria de Educação e 7 oficios a conselhos tutelares de outros municípios.
Ocorreu acompanhamento de uma (1) Medida de proteção de acolhimento Família Acolhedora. Registro de violação de direitos (3) Conflitos familiares. Ainda informação sobre defesa de direitos (9), Informações a escolas sobre fatos e delitos (1), articulação sobre órgãos de capacitação para o trabalho (5), buscas ativas (3), fichas Ficai (3), participação em audiências (2), arquivamentos (2), participação em reuniões de outros conselhos municipais (7), orientação sobre vaga em creche (2), entre outras.
Outrossim informa o Conselho Tutelar que neste mês de maio estará realizando programação da Campanha “Maio Laranja”, onde no dia 18
de maio se comemora o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil.
Será realizado um “pedágio” de alerta e educativo, com a distribuição de material impresso, confeccionado pelo Conselho Tutelar de Horizontina para alertar a população sobre os perigos e a gravidade dessa prática nefasta.
O relatório é compartilhado com a imprensa pelo Coordenador do CT João Carlos Amadori e as conselheiras
Ana Paula dos Santos Morgenstern, Leocádia Herprich Primaz, Elisa Adelia Jehn e Eunice Solange Dreissig.