As chuvas na Região Noroeste!

Com Informações de GZH

A chuva que castiga o Rio Grande do Sul desde o começo da semana chegou na região Noroeste durante a madrugada desta quinta-feira (2). O temporal causou estragos em Santo Cristo, Santa Rosa, Santo Ângelo, Quinze de Novembro e Cruz Alta, ultrapassando cem milímetros de chuva em menos de 24h e deixando famílias desabrigadas.

Santa Rosa

Em Santa Rosa, pelo menos quatro casas foram alagadas depois que o rio Pessegueiro, que corta a cidade, transbordou devido às fortes chuvas. Conforme a prefeitura, há registros de alagamentos nos bairros Planalto e Auxiliadora, e em Rincão Rolim, localidade que fica interior do município.

Mais de cem milímetros de chuva foram registrados durante a madrugada. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Brigada Militar e o Exército estão auxiliando as famílias afetadas.

Na RSC-472, uma árvore caiu sobre a pista e causou um acidente de trânsito no início da manhã desta quinta. De acordo com os bombeiros, três carros se envolveram em um engavetamento, mas ainda não há informações de feridos.

Cruz Alta

Em Cruz Alta, a chuva veio acompanhada de vento forte na madrugada desta quinta (2), causando estragos principalmente nos bairros Brum, Ferroviária, Brenner e Jung. Segundo a Defesa Civil, já passou de 30 o número de ocorrências com alagamentos em residências e destelhamentos.

Conforme a prefeitura, o vento derrubou seis postes e 15 árvores, e há risco de alagamentos próximo à Ponte Xavantes e ao Parque de Exposições. Cruz Alta também enfrenta falta de luz em pelo menos 18 bairros:

Santo Cristo

Em Santo Cristo, a forte chuva fez o rio Monjolo, que atravessa o município, transbordar. Dez casas na rua Goiás, no centro da cidade, foram alagadas.

As famílias tiveram que deixar suas residências e estão abrigadas nas casas de parentes. De acordo com a Defesa Civil, o município registrou 150 milímetros de chuva durante a madrugada desta quinta-feira.

Santo Ângelo

Em Santo Ângelo, o grande volume de chuva causou enxurradas e alagamentos em vários pontos da cidade e em estradas do interior. Uma ponte na rua Sílvia Konorat ficou danificada e o trânsito no local está em meia pista.

Conforme a Defesa Civil, choveu um acumulado de 173 milímetros nas últimas 24 horas. O rio Itaquarinchin está em alerta de inundação em áreas ribeirinhas.

A prefeitura cancelou as aulas nas escolas da rede municipal nesta semana.

Quinze de Novembro

Em Quinze de Novembro, a barragem Passo Real transbordou e invadiu a RS-824. O local dá acesso ao distrito de Santa Clara e, segundo a Defesa Civil, está totalmente bloqueado.

Cerca de seis locais, entre residências e empresas foram inundados na cidade, mas, por enquanto, ninguém precisou ser retirado.

Outros estragos na região

Ainda na região de Santo Ângelo, outras 16 mil pessoas foram afetadas pela pela catástrofe climática em seis municípios: Senador Salgado Filho, Tucunduva, Eugênio de Castro, São Paulo das Missões, Porto Lucena e Inhacorá.

Nestes município do noroeste gaúcho foram registrados danos em estradas, lavouras, transbordamento de bueiros, córregos pontilhões e pontes. O caso mais grave é em Eugênio de Castro, onde 16 pessoas estão desalojadas.

O temporal deixou 24 mortos e pelo menos 21 desaparecidos, conforme último boletim atualizado pela Defesa Civil. Até o momento, 8,3 mil pessoas estão fora de casa e 114 municípios registraram estragos. As principais regiões atingidas são a Metropolitana, Central, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari e Serra Gaúcha. Confira a cobertura completa em GZH.

Compartilhe: