Com presença de dezenas de pessoas da comunidade, pais e filhos, realizou-se em Horizontina no último dia 29 de fevereiro reunião de articulação, visando a reativação do Grupo de Escoteiros Kamayurá, que interrompeu suas atividades em 2004, mas que está muito vivo na lembrança da comunidade, haja vista as grandes ações que realizava.
No encontro, destaca um dos organizadores da atividade e ex-integrante do grupo Dartanhan Marmitt, contou-se com a participação do grupo escoteiro padrinho, ou seja, o Grupo Flor de Maio de Três de Maio.
Presença marcante também da representação Distrital da UEB, neste caso a Chefe Cris Loebbens, que ministrou a passagem de informações para a comunidade sobre o movimento, bem como a participação de representantes do Grupo Terra Vermelha de Santa Rosa.
O encontro, segundo Marmitt, foi importantíssimo pois as pessoas tiraram dúvidas, foram informadas dos objetivos do movimento, sua importância dele no mundo e o que se espera com a retomada do grupo escoteiro local.
Os próximos passos agora serão a solicitação de abertura provisória do Kamayurá, busca por um local para ser a Sede e executar as atividades, capacitação dos chefes com treinamento em abril em Santo Cristo, inscrição de crianças e jovens, e posterior, o início das atividades.
Pais interessados em colocar seus filhos podem procurar os integrantes da diretoria que estão puxando a reabertura, ou entrar em contato diretamente com o grupo pelo Instagram ou Facebook em Grupo Escoteiro Kamayurá.