Trabalhar com diálogo e respeito, contando com os conhecimentos dos agricultores e moradores que são proprietários das margens e usuários das estradas do interior, é a meta do novo secretário de Agricultura de Tucunduva Luiz Evandro Schubert que tomou posse a uma semana no cargo.
Schubert é o 4º secretário a passar pela pasta na atual gestão e seu mandato será, possivelmente, de menos carência de máquinas que os demais, especialmente João Vargas e Valter Anderle, onde a carência de motoniveladoras e escavadeira hidráulica eram as grandes deficiências.
A administração investiu em torno 4 milhões em novas aquisições no período do atual governo e dotou o parque de máquinas de uma melhor capacidade de trabalho. Os quase 2 mil milímetros de chuva em pouco mais de 4 meses no ano passado desafiam até hoje os serviços municipais nas estradas. Há demanda reprimida ainda no atendimento ao acesso as propriedades, reconhece o prefeito Jonas Fernando, que acompanhado de Schubert esteve nesta semana no Jornal da Manhã da Olinda FM.
O secretário Marcos Zarzecki, o 3º titular deixou a pasta na semana pretérita, em atendimento a Lei Eleitoral e para possibilitar que Schubert, também ligado ao PDT, fosse indicado ao cargo. O novo titular conta com auxilio do vice-prefeito Darci Ferreira neste primeiro momento a frente do setor.
Dos 70 pontos críticos mapeados como efeitos dos temporais, em torno de 58 estavam atendidos até a última quinta-feira. O restante entra no cronograma a partir deste final de semana, e o novo gestor da pasta pretende em seguida implementar cronogramas de melhorias por comunidades, visando otimizar o tempo e o maquinário, evitando deslocamentos de um lado para outro, o que é inevitável quando se está atendendo emergências, como atualmente.
Jonas Fernando e Luiz Evandro pedem que as sugestões sejam repassadas pelos agricultores, que demandas sejam levadas até o setor e que na medida da capacidade humana e de equipamentos buscarão entregar o resultado esperado pelos produtores.