Vereador Lucas Stoll defende criação de espaço e lei homenageando ex-combatentes da FEB

Na primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores do ano de 2024, o vereador Lucas Stoll (PP), apresentou proposição ao prefeito municipal que seja instituído o Dia Municipal do Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Como sugestão de data, o parlamentar sugeriu o dia 16 de julho, dia em que no ano de 1944 as primeiras tropas brasileiras desembarcaram no Porto de Nápoles (Itália).

O edil sugeriu ainda que sejam denominadas ruas do município, com os nomes dos Ex-combatentes horizontinenses e que seja executado monumento em homenagem junto à Praça 25 de Julho ou em outro local de destaque do município.

Em sua justificativa, cita que a Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi uma força militar terrestre composta por 25.834 homens e mulheres, que durante a Segunda Guerra Mundial foi responsável pela participação do Brasil ao lado dos Aliados na Campanha da Itália em suas duas últimas fases (o rompimento da Linha Gótica e a Ofensiva Aliada final naquela frente). A FEB era constituída pela 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (1ª DIE).

De acordo com o vereador progressista, trabalho de pesquisa histórica elaborado por horizontinense e entregue a ele, foi constatado que nove combatentes horizontinenses lutaram na 2ª Guerra Mundial e que merecem, através de suas famílias, o devido reconhecimento, sendo eles: Adolfo Fietz; Artur Lautenschlager; Ewaldo Roberto Baumann; Genésio Stefanello; Pedrinho Fritzen; Waldomiro Fischer; Walter Felten; Norberto Wenning e Henrique Armando Mundstock.

O estudo e pesquisa que baseou a indicação do vereador foi o munícipe Dartanhan Marmitt, e familiares dos homenageados participaram da Sessão Ordinária onde o vereador fez a apresentação de sua Indicação Legislativa.

Compartilhe: