Secretaria da Saúde intensifica ações para combate ao mosquito da Dengue em Horizontina

       Com 5 casos da doença confirmados neste ano de 2024, a Secretaria de Saúde de Horizontina intensifica as ações visando conscientizar a população sobre os riscos de que novas infecções ocorram. O Município viveu em 2022 uma epidemia de dengue com quase 2.000 casos notificados do vírus e 5 óbitos.

       Graças a consciência da comunidade o ano seguinte, 2023, foi de apenas 11 casos da doença e nenhum óbito, mas para manter o foco na prevenção o engajamento da comunidade é indispensável, destaca a secretaria.

       Nos últimos dias foram notificados sintomas em pacientes e observa-se aumento de casos em todos os municípios da região, assim como de resto no Estado e País.

       No Boletim de Acompanhamento Semanal divulgado pela pasta, dos 1148 imóveis visitados pelos agentes de endemias entre os dias 5 e 10 de fevereiro, foram identificados 790 domicílios com criadouros – onde foram localizados recipientes que possam acumular água, e isso significa 69% das economias visitadas. Em 119 delas os agentes não tiveram acesso, pois estavam fechadas. Em 4 imóveis, todos localizados no Bairro Industrial, foram identificados focos do mosquito transmissor – local onde são encontradas larvas.

       A preocupação aumenta pela época do ano, e por que na sexta-feira, dia 9, foi confirmado o primeiro óbito de 2024 em decorrência da Dengue na nossa microrregião, uma senhora de 71 anos, com comorbidades (outras doenças associadas) residente em Santa Rosa.

Um aumento de 554% nos últimos 13 dias. No início de fevereiro, Santa Rosa registrava 35 casos de dengue, hoje já são 208. A Fundação Municipal de Saúde faz o alerta para que a população faça uso do repelente. Além dos casos confirmados, Santa Rosa tem 332 pessoas com notificação aguardando retorno de exames. No momento, 9 pacientes estão internados no Hospital e um óbito foi registrado no início do mês.

“Os principais sintomas são: febre, dor no corpo e nas articulações, dor de cabeça e dor atrás dos olhos, náusea, vômito e diarreia. O principal tratamento da dengue é a hidratação, beber muita água e usar o soro de reidratação”, destaca a Dra. Fabiana Breitenbach, Diretora de Atenção Básica da FUMSSAR.

O período de incubação após a picada do mosquito contaminado é de 7 a 10 dias, por isso a importância de a pessoa ficar atenta aos sinais e sintomas. Fabiana ressalta também para redobrar o cuidado com os idosos, pelo alto nível de desidratação, “Todos os postos de saúde têm teste. As equipes das UBSs estão priorizando os atendimentos de dengue. 

A Dra. Adriana Almeida, médica da Fundação destaca quem é considerado do grupo de risco, “Pessoas acima dos 65 anos, com pressão alta, diabetes, problema pulmonar, grávidas e crianças abaixo de 2 anos, precisam reavaliar todos os dias os sintomas no posto”.  Pacientes com sintomas devem procurar a Unidade de Saúde, e em casos mais graves a UPA.

Horizontina

       Entre as ações dos últimos dias, da Vigilância em Saúde de Horizontina, estão além das visitas as residências, um treinamento aos agentes para a aplicação de inseticida, sempre usado quando notificado caso da doença num determinado ponto. Também ocorreu palestra em uma empresa metalúrgica da cidade, que emprega mais de 100 pessoas, a pedido da direção da mesma.

       Com a volta às aulas intensifica-se também as disseminações das informações através dos estudantes, pois essa mensagem acaba chegando em praticamente todas as casas para que os pais deem importância a limpeza e organização de seus pátios evitando criadouros, especialmente com a volta das chuvas que estavam ausentes por quase 20 dias.

       O Município de Horizontina também possui canais de comunicação permanentes, para que eventuais denúncias sobre pátios ou áreas com risco de proliferação do mosquito transmissor sejam informadas.

Em horário de expediente, bem como via online, os canais da Ouvidoria Municipal podem ser usados para denúncias com ou sem identificação. Por telefone 3537-7504, em horário de expediente.

De forma online  no site da Prefeitura o https://horizontina.atende.net/autoatendimento/servicos/ouvidoria-municipal clicando no topo do mesmo em Ouvidoria Municipal, onde deve ser acrescentado o texto e carregadas imagens do ponto denunciado.

Compartilhe: