“Um reconhecimento ao diálogo e aos avanços construídos na atual legislatura” – Assim definiu o Secretário Geral de Governo de Horizontina Marcelo Engel, justificando a importância de estar presente em nome do Poder Executivo, na abertura do ano Legislativo 2024 no Plenário Bruno Bohnen, da Câmara de Vereadores.
O gestor e responsável pela área da articulação intergovernamental, secretarias de governo e legislativo, relatou aos legisladores as principais ações a serem empreendidas no fechamento do atual período administrativo, e valorizou o amadurecimento da política local, no sentido de ver Administração Pública como um exercício de continuidade, mantendo relações republicanas alicerçadas nos pilares da democracia, pois de quatro em quatro anos, em nível municipal, estado ou nação, faz-se a renovação dos mandatos e o período eleitoral deve ser assim compreendido, esforçando-se todos para manter em alto nível tais relações, mesmo quando o debate se acirrar, o que é normal.
Engel elencou algumas das realizações previstas que ainda devem, por óbvio, buscar a aprovação legislativa, outras já estando encaminhadas justamente pelo entendimento do referido poder, estando licitadas ou já em andamento.
Entre as ações destaca a Rua Coberta, revitalização da Rua Uruguai com instalação de intertravado, ciclofaixas, pela Dahne de Abreu até a John Deere, ampliação do videomonitoramento com mais câmeras de vigilância e evoluindo no cercamento eletrônico da cidade e Distrito de Cascata.
Outras obras de vulto no campo da infraestrutura trata-se de reestruturação do Aeródromo Municipal com ampliação de 300 metros na pista de pouso e decolagem em parceria público privada com a John Deere, que deve aportar em torno R$ 18 milhões. O objetivo ainda é dotar o aeroporto de Horizontina com iluminação permitindo quando necessário e pouso e decolagem noturnas.
Será construída ainda, a Praça de Lazer nas proximidades da John Deere, dentro do projeto macro de mobilidade urbana, bem como a elaboração de um futuro traçado de contorno viário completando o círculo urbano.
No campo dos investimentos pessoais na qualificação dos servidores a implantação da Escola de Gestão Pública em parceria com o Tribunal de Contas do Estado. Também investimentos na consolidação do processo de Governo Digital e conclusão do Inventário Patrimonial. Ainda destacou as reformas do prédio administrativo e implantação da acessibilidade via elevador.
Programas de infraestrutura de ruas e estradas devem estar focados no Asfalto Para Todos no perímetro urbano, que no atual período de gestão ultrapassa as 220 quadras de pavimentação e num Programa de Recuperação e Melhoria de acessos rurais.
A regularização fundiária nas áreas do Balneário Cascata, implantação de semáforo no cruzamento da Dahne de Abreu com a Arnoldo Schneider e substituição de todas as lâmpadas da cidade por Led, serão outras ações com andamento em 2024.
Programas de Educação Fiscal e combate a sonegação, ampliação e revitalização de Praças de Lazer e de Unidades Básicas de Saúde, continuidade de projetos que visem a captação de recursos intergovernamentais serão a tônica nas áreas da Fazenda, Esporte, Saúde e Planejamento, disse Marcelo.
Ainda cita a criação do Distrito Industrial do Horto, próximo ao aeroporto municipal, a manutenção dos programas de repasse de kits de materiais escolares e uniformes na Educação, bem como programas de qualificação profissional na Secretaria de Desenvolvimento Social, além da continuidade das atividades de manutenção, gestão e renovação de frotas de veículos e de equipamentos, estarão no radar dos próximos meses, concluiu o Secretário.
Os vereadores fizeram sugestões ao executivo e a mesa diretora, por fim, através de seu presidente Rafael Godoy, agradeceu a presença do representante do Poder Executivo nas atividades.