Através da portaria ministerial 3.125 do Ministério da Saúde, fica estabelecido aporte de recursos novos do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Atenção Especializada para a Associação Hospitalar Tucunduva/Novo Machado.
A portaria encontra-se publicada no Diário Oficial e o montante de R$ 1.020.000,00 anual passa a ser incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade – MAC do Estado do Rio Grande do Sul, conforme despacho com assinatura da Ministra da Saúde Nísia Trindade.
O recurso estabelecido refere-se ao custeio da Associação Hospitalar Tucunduva e Novo Machado, destacam o deputado federal Elvino Bohn Gass e o Gestor do Grupo Hospitalar Conceição – GHC, Gilberto Barrichello. A construção ocorreu de acordo com demandas encaminhadas pela direção executiva e administrativa da Associação Hospitalar em conjunto com lideranças locais.
Pelo regramento, o Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência, regular e automática, do montante estabelecido ao Fundo Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, em parcelas mensais, mediante processo autorizativo encaminhado pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, correndo a despesa por conta do Ministério da Saúde, com efeitos financeiros a partir da primeira parcela de 2024, que dividida mensalmente significam R$ 85.000,00 a mais no orçamento de custeio da casa de saúde.