Um momento para eternizar o trabalho e participação do Poder Legislativo, que representa as cidadãs e os cidadãos de Horizontina na aquisição da estrutura predial do Hospital Osvaldo Cruz, foi registrada no final do ano que passou, dia 27 de dezembro, e repercute na comunidade.
A aquisição da área junto a uma Sociedade Médica, foi entregue a comunidade em 2019, e agora após quitada a aquisição no ano de 2023, ocorreu o descerramento de uma placa alusiva.
O ato contou com a presença dos vereadores que fizeram parte da 17ª e 18ª legislatura: Presidente na gestão 2019 e 2023, Rafael Godoy (PDT), 2020, 2021 e 2022, Alessandro dos Santos (PTB), 2022 e 2023, Márcio Fischer (PDT), e demais Ana Denise Strapasson (PT), Aroldo Dewes (PTB), Diogo Luiz Weiss (PP), Ilson Pilz (PSB), Jorge Ramos (PT), Lucas Stoll (PP) e Oldair Bianchi (PSB). Presentes também o Presidente, vice, administrador e supervisora de RH e projetos da ABOCH, Luis Carlos Stein, Bruno Tolfo, Paulo Strasser e Geanine Albring de Oliveira, respectivamente.
Segundo o atual Presidente Rafael Godoy, a Câmara teve papel fundamental nos exercícios de 2019 a 2023, primeiro com a articulação junto com o Executivo, Sociedade Médica antiga proprietária, Conselho de Saúde e Comunidade em geral, depois com a celeridade e responsabilidade na aprovação da Lei que autorizou a ação de compra e anos seguintes, com devolução de recursos economizados de seu orçamento, que auxiliaram e garantiram o pagamento das parcelas da negociação.
Por fim, ainda destacou também a destinação de emendas impositivas dos vereadores ao orçamento do município que vem beneficiando a instituição que é patrimônio da comunidade horizontinense.