A apresentação do projeto Semeando Cultura promete emocionar a comunidade
A história de Horizontina contada a partir da dança e da música, com emoção e carinho que a cidade merece. Essa é a proposta do espetáculo do projeto Semeando Cultura, que vai ser apresentado gratuitamente à comunidade no dia 9 de dezembro, às 19h, no CTG Carreteiros do Horizonte. Durante o ano, 185 alunos de música e de ballet receberam do projeto não só aulas práticas, como encontros teóricos para estudar a história do desenvolvimento da cidade. “Aulas onde pesquisamos, junto com as crianças e adolescentes, como os primeiros habitantes que chegaram aqui, questões de costumes, cultura e fatos históricos que marcaram o desenvolvimento de Horizontina. Como era feita a coleta da madeira? Onde ficava o moinho da cidade? A importância da agricultura para a região. Esses e outros pontos foram estudados para montar o espetáculo que será apresentado pelas turmas no dia 9 de dezembro”, explica a professora especializada em ballet clássico Vanessa Bauer.
A responsabilidade do espetáculo empolga os estudantes e valoriza o esforço de cada um, em cada aula. “Eles se envolveram em cada composição do espetáculo porque se identificam com a história que será contada no palco a partir da música, da dança, da arte. É a história da cidade onde nasceram, onde seus pais e avós viveram. Esse contexto tem muita emoção envolvida. No que depender das crianças e adolescentes beneficiados pelo projeto, o show vai vibrar o coração de quem estiver presente”, garante o professor de música e maestro Cleverton Strocher. Neste ano, o enfoque da parte musical foi abranger a formação da Orquestra Semeando Cultura, que também beneficia jovens da cidade. “Nossos esforços são para oferecer a todos os alunos do Semeando Cultura a oportunidade de experienciar as práticas de orquestra. A turma de baby class hoje integra a turma de musicalização e irão estrear na flauta doce. Alunos iniciantes de Violino, Violoncelo, Violão, Clarinete e Saxofone da mesma forma farão participações especiais no decorrer do espetáculo”, complementa o professor.
Um espetáculo gratuito e com participação da escritora Léia CassolNeste ano a apresentação contará com cantores exaltando os belos poemas que o repertório escolhido propõe dentro da temática que tem tudo a ver com a nossa comunidade e município. Além disso, a roteirista do espetáculo é a escritora de literatura infantojuvenil e contadora de história Léia Cassol. “Vamos contar a história do início de Horizontina, com a magia da música e da dança. Uma maneira lúdica e criativa de passar o conhecimento sobre o desenvolvimento da cidade, da comunidade”, explica Léia. Os projetos Semeando Cultura e Orquestra Semeando Cultura são patrocinados pela John Deere. “Todos estão convidados para celebrar conosco este momento que será vibrante e assim como a história de Horizontina”, garante a escritora.
Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Semeando Cultura e Orquestra Semeando Cultura são apresentados pelo Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura com patrocínio da John Deere, com produção da Villa 7 Cultura e Arte Pitaco.