Câmara de Horizontina recebe Selo Ouro do TCE pela transparência de seu portal público

Pesquisa aplicada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em conjunto com os Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado do Mato Grosso (TCE-MT) demonstra que o índice de transparência dos portais públicos no Rio Grande do Sul é de 56,47%.


Ao todo, foram analisados 95, dentre eles, o do Governo do Estado, municípios, Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Tribunal de Justiça, Ministério Público e Câmaras Municipais. O portal público da Câmara de Vereadores de Horizontina foi avaliado e recebeu Selo Ouro com índice de transparência de 86,57%.
A avaliação se baseou principalmente na transparência ativa, que envolve a divulgação espontânea de dados, independentemente de solicitação. Os portais analisados foram classificados como diamante, ouro, prata, intermediário, básico, inicial ou inexistente.


A metodologia da avaliação dos portais prevê a verificação de pelo menos 200 itens de avaliação em cada um dos sites. No total, todas as 95 organizações gaúchas avaliadas tiveram os melhores níveis de transparência e foram certificadas. Dessas, seis (6,31) receberam o Selo Diamante, 37 (38,95) foram classificadas com o Selo Ouro e 52 (54,74) com o Selo Prata.


Em destaque estão a Câmara Municipal de Campina das Missões, Câmara Municipal de São Pedro do Sul, Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa, Tribunal de Contas do Estado de Rio Grande do Sul (TCE-RS), Câmara Municipal de Júlio de Castilhos e Câmara Municipal de Serafina Corrêa, que receberam o Selo Diamante, a mais alta premiação.


Os selos são concedidos às instituições que alcançam 100% dos critérios essenciais, sendo necessário manter um nível de transparência entre 95% e 100% para ganhar o Selo Diamante, 85% e 94% para receber o Selo Ouro e 75% e 84% para ganhar o Selo Prata.


A iniciativa tem apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), além dos Tribunais de Contas brasileiros.

fonte: Fonte: https://tcers.tc.br/noticia/indice-geral-de-transparencia-dos-portais-publicos-do-rs-e-de-5647/

Imagem ilustrativa de uma Sessão da Câmara em andamento

Compartilhe: