Unidade de Saúde em Horário Estendido passa a atender das 18h ás 20h em Horizontina

       Uma ação em projeto piloto, que vem para suprir atendimentos médicos e de enfermagem não eletivos, para os casos suspeitos de Dengue e doenças respiratórias (Covid e Influenza) em horário alternativo, passa a funcionar a partir desta semana em Horizontina.

       O Governo Municipal, através de sua gestão em saúde, e após discussão com o Poder Legislativo e as direções Administrativa e Clínica do Hospital, destinou a Unidade de Estratégia Saúde da Família do Centro, Rua Tiradentes/esquina com a 28 de Fevereiro, para atendimentos de médico, enfermeira e técnica de enfermagem, nas segundas, terças, quartas e quintas-feiras das 18h ás 20h.

        A Unidade de HORÁRIO ESTENDIDO tratará de consultas médicas de problemática do dia, e consultas de enfermagem, que estejam relacionadas a Dengue e Doenças Respiratórias. Não deve ser confundido com serviços do plantão de urgência e emergência e nem com o trabalho de demanda normal dos ESFs. Veja Abaixo:

Quando procurar Horário Estendido, ESF ou Plantão do Hospital?

       UNIDADES DO ESFS/ACOLHIMENTO 7H30 E 13H?

Procedimentos e exames preventivos, curativos, aplicação de injeções, acompanhamento gestante. Crianças, adultos e idosos, consultas médicas, de enfermagem e atendimento de receitas contínuas, acompanhamento de hipertensos e diabéticos, testes diversos Covid, sífilis, Hepatites, HIV, aplicação de injetáveis.

QUANDO PROCURAR UNIDADE DE HORÁRIO ESTENDIDO UBS CENTRO DAS 18H ÁS 20H (seg,ter,qua,qui)?

Pacientes, adultos, crianças, jovens ou idosos, suspeitos de Dengue e Doenças Respiratórias (gripe e Covid), que não sejam casos de Urgência e Emergência de Hospital (risco à vida).

QUANDO IR NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO HOSPITAL ATENDIMENTO 24 HORAS?

Urgências: São Ocorrências Imprevistas, com ou sem risco potencial a vida. Emergências: São condições que impliquem sofrimento intenso ou risco eminente de morte, tudo o que exija atendimento médico imediato ou classificado pelo grau de risco de acordo com o protocolo de atendimento do Hospital e cujo tempo de espera seja de até 4 horas.

Saiba Mais!!!

       Um dos objetivos da UNIDADE ESTENDIDA, é reduzir a demanda não de risco, mas que precisa atendimento ou avaliação médica e de enfermagem, junto ao plantão do hospital, basicamente casos suspeitos de Dengue e Doenças Respiratórias Gripe ou Covid.

       Aqueles casos onde a criança volte da escola com febre, as pessoas retornem do trabalho e encontrem seus familiares em casa com sintomas gripais ou dengue que demandem avaliação, ou mesmo aquele mal estar iniciado em meio ao turno de trabalho de cada um, que pode ser avaliado no horário.

       Todos os casos passarão pelo acolhimento de avaliação de atendimento com técnica de enfermagem e enfermeira na chegada junto a UNIDADE ESTENDIDA. Não serão atendidas demandas que sejam de horário normal dos ESFs, como receitas, exames ou agendamentos diversos, destaca a Secretaria Municipal de Saúde.

Compartilhe: