“Um Reino sem Dengue” inicia circulação por escolas municipais de Horizontina

Ao todo, serão realizadas quatorze apresentações entre 06 e 14/11, além de quatro palestras com a mediadora de leitura, Paula Negrão

Foto: Cintia Antunes

        Entre os dias 06 e 14 de novembro, a cidade de Horizontina recebe o projeto cultural “Um Reino sem Dengue”. Utilizando as linguagens do teatro e da literatura para conscientizar o público infantojuvenil sobre temas de grande relevância social, como é o caso da dengue, o espetáculo vai realizar quatorze sessões gratuitas da peça homônima em sete escolas municipais da cidade. A ação ocorre em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Saúde.

Na oportunidade, alunos das escolas EMEF São José Operário, EMEF Cristo Rei, EMEF Bela União, EMEF Monteiro Lobato, EMEF Espírito Santo, EMEF Nelly Dahne Logemann e EMEF Carlos Gomes poderão desbravar a história e desmascarar o “vilão invisível” em sessão dupla em cada unidade. As escolas receberão a doação dos exemplares do livro homônimo, incluindo impressões em braile para inclusão de pessoas com deficiência visual.

Com espetáculos nos períodos da manhã e da tarde, o projeto visa estimular a leitura entre crianças e adolescentes, enriquecendo a experiência com a ludicidade do teatro. O público previsto para a ação é de cerca de 2.100 pessoas, considerando as apresentações e as quatro palestras “o surgimento do teatro e a importância na educação” – estas marcadas para os dias 13 e 14/11, mediada por Paula Negrão que, com 20 anos de experiência no tema, é pesquisadora, mediadora de leitura e idealizadora do projeto Contos & Encantos. “Nosso propósito, além de democratizar o acesso à cultura, é utilizar sua ludicidade para reforçar a conscientização de temas relevantes para a sociedade, como é o caso da dengue”, comenta Ana Paula dos Santos, gestora da Villa7 Produções Culturais.

A peça teatral é ambientada em um reino onde não existem doenças, mas que é invadido por um inimigo “invisível” que faz o rei adoecer. Para desvendar este grande mistério, o melhor detetive das redondezas é chamado. E com a ajuda do príncipe, das princesinhas e de seus súditos, ele descobre que o grande vilão é o mosquito Aedes Aegypti. A história é baseada no livro de Alda de Miranda com ilustrações de Ricardo Girotto, o qual será doado para cada uma das escolas contempladas.

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “Um Reino sem Dengue” é realizado pelo Ministério da Cultura com patrocínio da John Deere, produção da Villa 7 Produções Culturais em parceria com a AH7 Gestão Cultural e Arte Pitaco.

SERVIÇO: “Um Reino sem Dengue” em Horizontina

Quando: Segunda-feira, 06 de novembro de 2023, às 09h e 14h

Onde: EMEF São José Operário | R. Girua, 53, Vila Operária – Horizontina/RS

Quando: Terça-feira, 07 de novembro de 2023, às 09h e 14h

Onde: EMEF Cristo Rei | R. Arnoldo Schneider, 1.095, Centro – Horizontina/RS

Quando: Quarta-feira, 08 de novembro de 2023, às 09h e 14h

Onde: EMEF Bela União | R. Princesa Isabel, 83, Bela União – Horizontina/RS

Quando: Quinta-feira, 09 de novembro de 2023, às 09h e 14h

Onde: EMEF Monteiro Lobato | Av. Floriano Peixoto, 200, Bairro Colato – Horizontina/RS

Quando: Sexta-feira, 10 de novembro de 2023, às 09h e 14h

Onde: EMEF Espírito Santo | R. da Conceição Villa Kennedy, 716, Bairro Kennedy – Horizontina/RS

Quando: Segunda-feira, 13 de novembro de 2023, às 09h e 14h

Onde: EMEF Nelly Dahne Logemann | R. da Criança, 233, Bairro Industrial – Horizontina/RS

Palestra com Paula Negrão às 08h30 e 13h30

Quando: Terça-feira, 14 de novembro de 2023, às 09h e 14h

Onde: EMEF Carlos Gomes | R. Carlos Gomes, 600, Interior – Horizontina/RS

Palestra com Paula Negrão às 08h30 e 13h30

Eventos Gratuitos

Acessível para PCDs

Compartilhe: