Doutor Maurício Cardoso: Encerramento do projeto PISA APL Leite Fronteira Noroeste destaca resultados positivos

O projeto PISA APL Leite Fronteira Noroeste, uma parceria entre SENAR, SEBRAE e FARSUL, foi encerrado na manhã desta quinta-feira, 26 de outubro, em Doutor Maurício Cardoso. O evento contou com a presença de autoridades, produtores e técnicos envolvidos no projeto.

Durante o evento, foram apresentados os resultados obtidos ao longo dos cinco anos de execução do projeto. Entre os principais resultados, destacam-se:

Aumento da produtividade leiteira: os produtores participantes do projeto aumentaram a produtividade média de 2,5 mil litros para 4 mil litros por vaca/ano;

Melhoria da qualidade do leite: o leite produzido pelos produtores participantes do projeto passou a atender aos padrões de qualidade exigidos pelo mercado;

Diminuição do impacto ambiental: os produtores participantes do projeto adotaram práticas sustentáveis, como a implantação de sistemas de captação de água da chuva e o uso de fertilizantes naturais;

Aumento da renda dos produtores: os produtores participantes do projeto aumentaram sua renda em média 20%;

O projeto PISA APL Leite Fronteira Noroeste foi realizado em cinco municípios da região da Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul: Alecrim, Boa Vista do Buricá, Cândido Godói, Doutor Maurício Cardoso e Santo Cristo. Ao todo, 120 produtores participaram do projeto.

Ainda estiveram presentes duas queijarias da região, a Los Perez e Dal Forno, ambas de produtores que já passaram por projetos do Juntos para Competir, e acham na produção do queijo uma forma de agregar valor a produção do leite.

Segundo a Gestora de Projetos do Agronegócio do Sebrae, Fabiane Niedermeyer, o encerramento do projeto foi um momento de integrar, onde os participantes puderam compartilhar experiências e aprendizados e também vislumbrar novas possibilidades para a cadeia leiteira.

Compartilhe: