DOUTOR MAURICIO CARDOSO/Homenagem
O Dia Nacional do Expedicionário é celebrado anualmente em 5 de maio.
Uma bela homenagem do município de Doutor Mauricio Cardoso, marcou a passagem do Dia do Expedicionário, 5 de maio em Doutor Mauricio Cardoso, com entrega de destaque comemorativo em reconhecimento a familiares dos 6 Expedicionários que foram a 2ª Guerra Mundial na Força Expedicionária Brasileira, residentes no município.
O Prefeito Municipal Marino Pollo fez seu pronunciamento e uma palestra do Coronel Wladimir Dallacosta Ribas, neto de ex-combatente, ilustrou com informações históricas a importância da data. Ribas está registrando em livro o destaque aos ex-combatentes da região. Sua obra “Cabo Weber” será lançada ainda neste mês em referência a um combatente que tombou na guerra. Na região, somente um dos “Pracinhas” como eram chamados ainda vive, trata-se de Serafim Pereira do Amarante, com 99 anos, residente em Três de Maio.
Silvani Nüske, pronunciou-se sobre a iniciativa do município e a importância de resgatar esse fato histórico nas nossas gerações atuais. Naide Ely, pronunciou-se em nome dos familiares homenageados, enquanto Elenir Schreiber esteve ao protocolo da noite.
ENTENDA A DATA
A data de 5 de Maio, é uma homenagem aos membros que formaram a Força Expedicionária Brasileira (FEB), uma força militar que lutou durante a Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados e contra os fascistas e nazistas na Europa.
A FEB era uma divisão do Exército Nacional, comandada pelo então general João Batista Mascarenhas de Morais, que liderou a atuação dos militares brasileiros durante a chamada “Campanha da Itália”, entre 1944 e 1945.
Mais de 25 mil soldados foram enviados para a Europa durante a Segunda Guerra Mundial através da FEB. A comemoração desta data não está oficializada no calendário nacional, mas é celebrada como uma homenagem a coragem e bravura dos militares da FEB que lutaram contra os terríveis abusos provocados pela guerra.
Em Doutor Mauricio Cardoso a data é instituída por Lei Municipal, que propõe programações na Semana do Expedicionário. Um monumento em homenagem está instalado na Praça Municipal Afonso Rohde.
DIA DA VITÓRIA
Ainda relacionada a data, está o dia 8 de maio. O Dia da Vitória é celebrado anualmente em 8 de maio em todo o mundo ocidental. Também conhecido como Dia da Vitória na Europa ou V-E Day, esta data é uma homenagem ao fim da Segunda Guerra Mundial, com a derrota da Alemanha Nazista e a vitória do grupo de países conhecidos por Aliados.
Em 8 de maio de 1945 chegava ao fim o terrível período de seis anos que durou a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), com a derrota dos nazistas que dominavam grande parte do continente europeu na época.
Oficialmente, os Aliados haviam decidido que o V-E Day deveria ser celebrado em 9 de maio (data oficial da rendição alemã), mas a imprensa da época antecipou a notícia da vitória e popularizou o 8 de maio como o Dia da Vitória.
A Rússia, no entanto, manteve o acordo inicial dos Aliados e celebra o dia da Grande Guerra Patriótica (combate decisivo contra a Alemanha Nazista) em 9 de maio.
O mundo ainda celebra o V-J Day, data que marca a grande vitória sobre o Império do Japão durante a Segunda Guerra Mundial, em 15 de agosto de 1945. Neste caso, em algumas localidades dos Estados Unidos, o “Victory Day”, como ficou conhecido o V-J Day, é considerado um feriado estadual, celebrado anualmente na segunda segunda-feira de agosto.









